Minha foto
Natal, RN, Brazil
soxenonio@hotmail.com

quinta-feira, 25 de março de 2010

O que é liberdade?

Após horas de discussão sobre o tema, leituras, reflexões, Sartres, Bontempelli, e "Goethes" a parte, eis que surgiu a pergunta:


O que é liberdade?

14 comentários:

Anônimo disse...

Não sei explicar, mas sei que encontraria ela com dinheiro! MUITO! $$

Liêvin disse...

Cara...nada tão mais filosófico que a música de dragon ball z q dizia "Liberdade é correr pelos céus"...mas se Sartre diz q "todo homem está condenado a ser livre" será q podemos aceitar essa condenada liberdade como um preço criminoso a se pagar por algo ilusório que a sociedade nos faz acreditar q eh bom? creio q em um momento de déficit congnitivo, argumentativo e com um humor socrático não tão aguçado, o melhor que temos a pensar sobre a liberdade é representá-la como "ousadia". Mas meu amigo insano, pq ousadia ? é aí que vos digo: pense, expressione, liberte-se.

Pinha disse...

Um sonho...

uma utopia talwez..

a werdade é que esta palawra nao existe.

Anônimo disse...

poxa.. e' algo muito relativo. pois nunhum de nos temos. mas todos temos.. mas nunca e' ou foi verdadeira liberdade.

todos nos temos o senso do que e' liberdade, mas e' algo tao variavel no mundo quanto a temporetura. assim que nascemos ganhamos a "liberdade" do ventre de nossas maes. para um mundo com suas regras e morais. ou seja, cade sua liberdade? voce nada mais e' que um cachorro acostumado com os comandos basicos e acha que todos os comandos passados a voce e' a possivel realidade de uma vida. "NOSSA, ESTOU LIVRE QUANDO DESTURBO TAL ORDEM" livre? porque?
porque fugiu de uma ordem relativa por outra ordem de algum autor que voce leu? quando saimos de "baixo da asa" de nossos pais.. encontramos liberdade? ou saimos de uma gaiola pra outra? que nao eh maior nem melhor ou menor e pior. apenas outra sem regras de teus pais. e sim com regras de uma sociedade que segue a grade de um grupo que quiz e decidiu o tamanho de sua jaula. entao, vem outra pergunta: nao existe liberdade? talvez, penso eu que nunca existira. a nao ser se voce nascer novamente e for criado so. crescendo e ditando suas regras. pois assim voce nao tera o errado em sua cabeca... "SUA CONCIENCIA" sua jaula mental. tai a solucao pra encontrar a liberdade.
mas ai voce a tera mas nunca sabera que a encontrou. pois nunca conheceu a jaula imposta

entao. no fim de pensar tudo isso ai
liberdade e' so fruto da imaginacao imbecil de uma pessoa lerda que acredita em papai noel >P

Fernando disse...

Lembrando que até hoje o ser humano continua limitado e que está condenado a passar a vida orbitando no planeta terra. A forma mais próxima que vejo a liberdade em nosso planeta é nos vôos dos pássaros, sem passaportes, sem fronteiras e sem caçadores.

Anônimo disse...

"Cara...nada tão mais filosófico que a música de dragon ball z "

deus tem cada inquilino

¬¬

Anônimo disse...

Só sei que de nada sei...

Anônimo disse...

É poder andar peladinha pela casa, mesmo correndo o risco do vizinho ver.

Anônimo disse...

eh o direito de ir e vir...

Unknown disse...

Liberdade é ausência de limites...

Somebody disse...

Fabão...

sei o q eh naum...soh sei q eu tendo tow mt feliz!

e sei q pra cada um o conceito d liberdade eh diferente... tem gente q axa q liberdade eh grana... e tem gente q axa q lberdade eh fazer td q quer... ateh morar dbaixo da ponte...

André Lamartine disse...

Achei essa definição interessante!...

"De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.

O desejo de liberdade é um sentimento profundamente arraigado no ser humano. Situações como: a escolha da profissão, o casamento e o compromisso político ou religioso, fazem o homem enfrentar a si mesmo e exigem dele uma decisão responsável quanto a seu próprio futuro.

A capacidade de raciocinar e de valorizar de forma inteligente o mundo que o rodeia, é o que confere ao homem o sentido da liberdade entendida como plena expressão da vontade humana.

Teorias filosóficas e políticas, de todos os tempos, tentaram definir liberdade quanto a determinações de tipo biológico, psicológico, econômico, social etc. As concepções sobre essas determinações, nas diversas culturas e épocas históricas, tornam difícil definir com precisão a idéia de liberdade de uma forma generalizada.

Do ponto de vista legal, o indivíduo é livre quando a sociedade não lhe impõe nenhum limite injusto, desnecessário ou absurdo. Uma sociedade livre dá condições para que seus membros desfrutem, igualmente, da mesma liberdade. Em 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que engloba os direitos e liberdade que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera que devam ser os objetivos de todas as nações.

A liberdade se manifesta à consciência como uma certeza primária que perpassa toda a existência, especialmente nos momentos em que se deve tomar decisões importantes e nos quais o indivíduo sente que pode comprometer sua vida.

O consenso universal reconhece a responsabilidade do indivíduo sobre suas ações em circunstâncias normais, e em razão disso o premia por seus méritos e o castiga por seus erros. Considerar que alguém não é responsável por seus atos implica diminuí-lo em suas faculdades humanas, uma vez que só aquele que desfruta plenamente de sua liberdade tem reconhecida sua dignidade.

O homem tende a exercer a liberdade em todas as ações externas. Quando elas são cerceadas, frustram-se o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo e desprezam-se seus direitos e sua dignidade. Entretanto, apesar de toda a violência externa (e em certo grau também as pressões internas), as pessoas são muitas vezes capazes de manter a liberdade de arbítrio sobre seus atos internos (pensamentos, desejos, amor, ódio, consentimento moral ou recusa), preservando assim sua integridade e dignidade, como acontece com pessoas submetidas a situações extremas de privação de liberdades.


Foram as próprias dificuldades teóricas inerentes ao conceito de liberdade que levaram as ciências humanas e sociais a preferirem o termo plural e concreto "liberdades" ao ideal absoluto de "liberdade". Assim, deixando de lado a discussão especificamente filosófica e psicológica, considera-se, cada vez mais, a liberdade como soma das diversas liberdades específicas. Fala-se correntemente em liberdades públicas, políticas, sindicais, econômicas, de opinião, de pensamento, de religião etc. Embora tal procedimento não resolva o problema teórico da natureza da liberdade, pelo menos possibilita avançar na reflexão e nos esforços para ampliar, cada vez mais, o exercício de uma faculdade de importância primordial na vida dos homens e das sociedades."

http://www.renascebrasil.com.br/f_liberdade2.htm

See Ya

Liêvin disse...

Eu gostaria de mandar esse tal anônimo, q postou depois do Fernando, p/ PUTA Q O PARIU COM A BUNDA P/ CIMA! não soh gostatia como já mandei. Espero que a audácia de comentar de forma indevida outro comentário pertinente seja explicitada de forma adequada e nos padrões q nos fazem ter a ideia de liberdade, ou seja, NOMEADOS !!!! a única coisa q temos é o nosso nome e nossa inteligência, aí vem um sujeito q para comentar algo relativo a liberdade, se priva das unicas liberdades q tem.
Deus tem cada inquilino q puta q pariu !!!!

Anônimo disse...

liberdade é abstrair dos seus medos, seus preconceitos, romper limites..barreiras, estar em paz, livra-se das suas opressões de alma e espírito.