Minha foto
Natal, RN, Brazil
soxenonio@hotmail.com

segunda-feira, 29 de março de 2010

Pode-se Comprar AMOR?

Se imagine chegando à farmácia e pedindo:
"- Mê dê uma caixa de amor", por favor.
É estranho,não? Mas é mais possível do que você pensa.


Feniletilamina, epinefrina, norepinefrina, dopanina, oxitocina, setoronina, endorfinas, etc. Sei que esses nomes podem não soar muito bem, mas de tempos em tempos todos esses hormônios desempenham juntos uma função: "Te fazer amar".

Mãos suando, coração palpitando, respiração pesada, olhar perdido, frio na barriga. Já sentiu algo parecido?
Diferente do que estamos acostumados a escutar, não sentimos amor no coração, ele é sentido no cérebro. O coração "é apenas" responsável pela circulação sanguínea e transporte de uma infinidade de "coisas".
Muitos hormônios citados acima, tem função semelhante a dos narcóticos, explicando assim a oscilação entre sentimentos contraditórios, como a euforia e depressão, características comuns a drogados e apaixonados. É trabalhando em conjunto que eles nos fazem sentir aqueles sintomas do amor.
Um em especial, a oxitocina, também conhecida como hormônio do amor, é responsável também pela sensação de prazer quando uma mãe amamenta o seu bebê ou o pai segura-o no colo.
Como podemos ver rapidamente, o amor é muito mais química que simplesmente "sentimento". Podemos ter diferentes tipos de amores (por uma mãe, parceiro, cachorro, por um carro, etc.), mas sempre serão os hormônios os responsáveis. Tirando então a visão romântica do assunto, respondam:

"O amor pode ser comprado?"

11 comentários:

Unknown disse...

você falou q como muitos ouvem,(mas pelo visto não entendem)q o Amor vem do coração.mas quando falam coração,não é o orgão.
quando você perde o seu Amor,onde doi??
garanto q é no centro do peito,onde doi tanto q sua vontade é de enfiar uma faca ali pra ver se para.
como já foi provado tbm,todo ser vivo tem seus centros energeticos,chamados de chakras.o chakra central cardiaco,se localiza no centro do peito,onde vc sente orgulho,dor de perda,e outros sentimentos.é nesse "CORAÇÃO" que falam onde sentimos amor,e nesse ponto é verdade.mas para um cetico q não acredita na espiritualidade,e acha q essa é a única,primeira e última vida q vivemos,vá assistir Chico Xavier a partir do dia 2 de abril nos cinemas e estandes de DVD pirata,para tentar acreditar em espiritos e existência pós-morte e além-vida.e como se é sabido nas espiritualidade,tudo se manifesta primeiro no espiritual,dps no fisico.se ficamos doentes,é pq nosso espírito adoeceu primeiro.se seu corpo sente toda essa quimica(amor),é pq seu espirito se apaixonou primeiro por outro espírito.

Anônimo disse...

Sinceramente, eu acredito no amor de família, de amigos, mas amor de marido e mulher acho que existe, mas raramente! E acho que pode acontecer uma relação de interesse entre um casal, ou seja pode haver uma troca de interesses mútuos, seja em troca de experiência, ou em troca de alguma segurança emocional, ou mesmo em troca de bens materiais...

Micaela disse...

Não consigo tirar a visão romantica do assunto, portanto, nao posso responder a sua pergunta tbm...

Anônimo disse...

Esse povo viajjjjjjjjjaaaaa viu! Interessante falar desse sentimento por esse ângulo.

barbaraschugth disse...

""Tirando então a visão romântica do assunto, respondam:""

c vc pede pra isso ser ignorado, ou seja, pra naum falar d AMOR mas sim d hormonios.... minha resposta eh SIM... pode sim... apesar d naum saber c a maioria desses hormonios se vende em farmácias, jah q naum tenho a minima ideia c eles jah podem ser sintetizados em laboratorios... mas caso naum possa... isso saum coisas relativas, jah q falamos apenas d hormonios e cada coisa q vc pode pagar pra fazer, pode te fazer liberar esses hormonios... como comer chocolate, libera serotonina, pular d pára quedas, adrenalina... entaum sim... O ""amor"" pode ser comprado, ou pelo menos o pseudo dele....

mas em termos romanticos, nao podendo deixar essa questao d lado... Não... não acredito q o amor possa ser comprado. Pois vejo exemplo d pessoas, mulheres na verdade, com homens ricos, q lhe dão d td, do bom e do melhor, e o maximo q elas conseguem ter por eles eh admiração/respeito, mas dai a amá-los jah saum outros kinhentos....

Certo FabãO?? Resposta dupla... espero q vc entenda... vc vai entender o meu ponto d vista... q vc num eh doido... kkkkkkkkkkkk


Xero

André Lamartine disse...

http://www.youtube.com/watch?v=WKvV2hPw8mA

tudo resumido nesse curta!

a8ehaeuaheiahe

Anônimo disse...

Afinal, o que é o amor? Cada pessoa apresenta uma resposta para esta questão, a partir da qual se definirá se o amor pode ser comprado ou não... Com certeza, para aqueles que resumem o amor a reações químicas, acreditará que o amor pode ser comprado. No entanto, acredito que esta é uma visão bastante restrita sobre o ser o humano, que passa a ser percebido somente como uma máquina, consequentemente, uma visão também muito restrita sobre o amor, o qual mexe não apenas com o "corpo", porém com sensações, sentimentos, emoções, entre outros. Defensora deste ponto de vista, então, acredito que o amor não possa ser comprado !

Anônimo disse...

essa última foi pelo dia da mentira?

Anônimo disse...

NÃO SE COMPRA, MAS MANDA BUSCAR................

Anônimo disse...

onde estão os novos posts?

Barbara Melo disse...

jah reparou q os sintomas do AMOR sao iguais ao do ataque cardíaco? o.O