Minha foto
Natal, RN, Brazil
soxenonio@hotmail.com

segunda-feira, 22 de março de 2010

Quando a Vida Começa?

Achei interessantes as discussões que tive com diversas pessoas sobre o assunto anterior(Ortotanásia). Ouvi os mais diversos argumentos e um dos meus entrevistados, antes de me responder definitivamente à minha pergunta (você é a favor da ortotanásia?), me fez a seguinte pergunta: "Você é a favor do aborto?"

Desconversei e mudei o rumo da prosa, para que tivesse então minha esperada resposta. Mas não parei por aí, escrevi meu artigo e me pus a pensar sobre sua pergunta e fui mais além: "Em que momento começa a vida?"
Vasculhei inúmeros sites onde encontrei as mais diferentes teorias, que citarei rapidamente abaixo algumas delas:

  • Criacionista - Deus teria criado a Terra;
  • Panspermista - A vida terrestre se originou de outros planetas;
  • Abiogenista - A origem é espontânea e provém da matéria inanimada;
  • Auto-organizacionista - Decorre da auto-organização de compostos orgânicos simples em macromoléculas.

Mas não era bem isso que buscava, pra mim todas as teorias falavam sobre o início da vida na Terra e buscava o que o ser humano entende pelo começo da vida de outro ser humano.

Vida

s. f.

1. Período de tempo que decorre desde o nascimento até à
morte dos seres;

2. Modo de Viver;

3. Comportamento;

4. Ocupação, profissão, carreira;

5. Princípio de existência, de força, de entusiasmo, de
atividade (diz-se de pessoas e das coisas);

6. Fundamento, essência, causa, origem;

7. Biografia

Aprendemos na escola que o ciclo da vida começa quando nascemos, logo após crescemos e então envelhecemos, reproduzimos ou não e morremos. Fim!

Então seria isso? A vida começa quando nascemos?

De acordo com o Padre Vando Valentine(Coordenador do Núcleo de Fé e Cultura da PUC-SP), a igreja entende que o embrião é um ser humano com sentido pleno.

Embrião

s. m.

1. Germe fecundado nos animais e em princípio de
desenvolvimento;

2. Germe da planta(contido na semente);

3. Fig. Princípio informe ou ainda mal
esboçado.

A etapa conhecida como período embrionário se dá da segunda semana à sétima semana de gestação. A partir da oitava semana já se é considerado feto.

Mas então a vida começa no período embrionário?

Lendo um pouco mais, encontrei algumas teorias que diferem das já ditas, que apresentarei com brevidade:

  • Nidação - Fixação do embrião no útero(único ambiente que poderá se desenvolver), está se dá a partir do 40º dia.
  • A Visão Ecológica - Começa quando o embrião pode viver fora do útero. Para isso é preciso que os pulmões já estejam prontos, o que ocorre por volta da 25ª semana.
  • Fisiológica - Começa quando o indivíduo nasce e se torna independente a mãe, com seu sistema circulatório e respiratório.

Mas e você? Acredita em quê? E o aborto? Vai pensando aí que esse será tema de mais discussões que virão por aí.

7 comentários:

Anônimo disse...

Será que o segredo da vida está na morte? Vida louca!! fcn

Arthur disse...

a vida é uma gala

Unknown disse...

Acho q vc tá buscando, ou refletindo num conceito mais filosofico da vida, né?
Esses conceitos ai são muito "mecânicos",nos servem apenas para estudos acadêmicos.
Para essas reflexões ai q vc sugere, prefiro olhar sobre outros prismas mesmo...

Anônimo disse...

tu nasceu de uma gozada... reflita sobre isso!

André Lamartine disse...

fiz um trabalho sobre isso quando cursei Fisioterapia...

pra mim a vida só começa quando temos nosso coração batendo, nossos pulmões funcionando e estamos fora do útero...

tas virando um filosofo aieuhaiheuae

"nasci sem pedir e vou morrer sem querer... estou aproveitando o intervalo com força total"

e essa brejinha Fabio?

Iraê Terra disse...

Pensando...
A vida é a constante luta contra o equilíbrio natural (pois todas essas tendem ao caos, ou desorganisação, pela lei da entropia).

Pensemos agora na continuidade. Quando se há reprodução, uma célula gera outra ou duas geram outra (essa no caso dos sexuados humanos). Não há interrupção do ciclo, dessa forma, não há como saber quando começa ou quando termina. Por isso explicações sempre vão ser demasiadamente carregadas de pessoalidades. Eu axo, eu axo.

A busca para descobrir quando a vida começa seria infudamentada cientificamente (ainda).

Então quando se aborta, ou quando o homem se mastuba, usa camisinha, coito interrompido, a mulher toma anticoncepcional.... ocorre-se a interrupção da vidas celulares, potenciais de um novo ser.

Pior que isso, é dar origem a um ser quando não se tem condições Psicológicas ou outras, para dar fundamentar o novo ser. Assim o indivíduo descondicionado pratica atos de crueldade. Em fim, melhor abortar.

Somebody disse...

como eu expressei em um pequeno comentario no meu blog... tem casos em que eu sou a favor..
mas tbm num eh pra virar baderna... tem gente q merece ter um filho, mesmo q não planejado, pq soh assim se constrói como um ser humano pleno e d responsabilidades não soh consigo, mas com outra vida...

mas tem vezes em que a vida do indivíduo q está por vir não poderá ser digna d ser chamada d VIDA, mas apenas d sobrevivencia, nesses casos eu sou a favor, pq todo mundo tem direito a vida digna.