Minha foto
Natal, RN, Brazil
soxenonio@hotmail.com

sexta-feira, 12 de março de 2010

Ensaio Sobre o Fim do Capitalismo

Após muito tempo, volto a este singelo espaço a fim de passar um pouco do meu modo de ver as coisas para quem se aventure a entrar em meu mundo.

Hoje trago um ensaio do fim do capitalismo que conhecemos (de acordo com meu ponto de vista).


"capitalismo
ca.pi.ta.lis.mo
sm (capital2+ismo) 1 Influência ou
supremacia do capital. 2 Sociol Organização econômica em que as atividades de
produção e distribuição, obedecendo aos princípios da propriedade privada, da
competição livre e do lucro, produzem uma divisão da sociedade em duas classes
antagônicas, porém vinculadas pelo mecanismo do mercado: a dos possuidores dos
meios de produção e a do proletariado industrial e rural."




Resumindo, capitalismo seria a procura de ganho exagerado de capital pela venda de produtos ou serviços. Este por si só, moldou uma pirâmide social que com o tempo tende a sofrer bruscas mudanças como acompanharemos a seguir.





Na pirâmide acima vemos três classes sociais distintas, onde a base (vermelha) seria a classe baixa, a do meio (alaranjada) logicamente seria a média e a do topo (azul) representaria a classe alta.



Como acompanhamos diariamente, quem mais lucra é sempre quem tem mais dinheiro (no mundo capitalista o lucro facilmente é obtido em progressões geométricas). Vendo por este lado imagino que quem tem pouco, lucra pouco ou não lucra.


Adiantando um pouco o tempo, posso imaginar uma pirâmide com apenas duas classes sociais diferenciando-se assim da primeira. Esta seria mais ou menos como a que se segue abaixo.




No topo da pirâmide teríamos a primeira classe e logo abaixo (na base) a segunda classe.

Mas para que isso aconteça a globalização/informatização "agirá diretamente" aliada às leis (trabalhistas, do meio-ambiente,etc.).

Num futuro ainda mais distante, o aumento será cada vez mais acelerado da tecnologia(informatização/robotização,etc.). Seja em busca de conforto, sustentabilidade, saúde,etc. Vendo assim, creio que ocorrerá uma redistribuição de tarefas e renda, mudando mais uma vez a cara da pirâmide que conhecemos. Veja minha projeção abaixo.


Sei que soa um pouco viajante, mas a pirâmide acima traz o ser humano num mesmo nível (com um mesmo grau de instrução e mesma renda) e no topo, a máquina fazendo todo trabalho pesado. Organizando tudo e deixando mais tempo para desenvolvermos outros tipos de habilidades.

(Se pararmos para pensar, até pouco tempo atrás precisávamos nos levantar para trocar o canal da tv. Dezenas de cortadores de cana faziam o trabalho que hoje é feito por um único homem e sua ceifadeira)

A pergunta que me vem é:

O avanço da tecnologia trará um novo modelo de socialismo ou até mesmo comunismo?

Um comentário:

Fernando disse...

O avanço da tecnologia faz com que a pessoa fique mais preguiçosa.